Login

Register

Login

Register

Site BioCicleta

O QUE É O SITE BIOCICLETA?

Em 2006 tudo era muito diferente.

Redes sociais não tinham a expressão que têm hoje. Inclusive as pessoas tinham receio de compartilhar suas vidas para que todos tivessem acesso.

Celulares faziam apenas ligações e no máximo enviavam SMS. Smarthphone era coisa de 007. Apenas para que possamos nos sintonizar, o primeiro Iphone surgiu em junho de 2007.

As câmeras digitais tinham chegado no mercado a pouco tempo. Seus tamanhos eram avantajados e começava uma corrida por câmeras cada vez menores e fotos cada vez com uma maior quantidade de pixels. De início era ostentação pura ter um registro digital, mas aos poucos essa tecnologia iria se tornar acessível . As câmeras digitais da Sony se tornavam cada vez menor, até que passaram a caber no bolso da camisa de ciclismo, e isso foi um ponto chave para que o site BioCicleta ganhasse vida.

Em 2007 eu já havia retornado ao pedal de estrada a alguns anos, mas nesse ano comecei a pedalar Mountain Bike.

O pedal de Mountain Bike trouxe uma turma junto. A cada final de semana uma trilha nova a ser percorrida. As vezes estradão, as vezes single track, as vezes os dois. Nessa época os pedais eram centralizados na “A Superciclos” e com eles conheci um cara que já havia feito o “Caminho da Luz”. Dai veio o estimulo para ciclo viagens e pouco tempo depois estávamos eu e minha esposa fazendo o “Vale Europeu”. Na sequência o BioCicleta já ganhou seu primeiro Uniforme Laranja e com ele fizemos: Vale Europeu, Estrada Real, Caminho da Fé, Participamos de provas de MTB pelo Brasil. Aos poucos fomos aumentando o numero de participantes e as distâncias percorridas.

Imagem da turma de pedal

Com a “Sony Cybershot no bolso, estava eu registrando “os pedais” e as pessoas sempre pedindo para enviar as fotos. Todos queriam ver o registro fotográfico. Mas como enviar, se quantidade de pixels aumentava a cada novo lançamento da Sony e a única forma de compartilhar era por e-mail. Dai então as fotos começaram a ser compartilhadas pelo picasaweb acompanhadas de um breve relato, posteriormente com a chegada do Orkut, os álbuns de fotos e os relatos começaram a ficar mais elaborados.

Mas ainda precisa de algo mais especializado. Auto didata corri atras da informação e aprendi a fazer site pelo Front Page, que na sequencia foi substituído pelo Joomla, e assim:

No dia 09 de setembro de 2007, nascia oficialmente o site BioCicleta com sua primeira logo. O nem vem dá ideia que o mecanismo é perfeito onde o sistema biológico do corpo (Bio) imprime força no sistema mecânico da bicicleta (Cicleta), e desde então acompanhando o nome vem “o corpo e a máquina em harmonia”, que futuramente seria substituído.

imagem da primeira logo

Em pouco tempo aquilo que surgiu como um Blog já havia se tornado um Site especializado em notícias do mundo da bike com vários artigos próprios e redatores com artigos autorais inéditos, publicados diariamente. Por aqui passaram: Antônio Celso, Daniel Biólogo, Edgardo Jorge, Fabio Tux, Felipe Aço, Helizelton Cesar, Isah Andreoni, Jair Xavier (Jota), Marcelo Sousa, Rafael Soldati, Tânia Carmonario, entre outros.

Desses, poucos tive o prazer de conhecer e conviver pessoalmente, mas foi fantástico conviver virtualmente com essas pessoas. Boas horas de conversa no MSN que foram muito além do mundo da bike. Com a chegada forte das redes sociais, os sites, blogs, MSN foram engolidos e o site perdeu expressão, perdemos contato e consequentemente força. Assim o site entrou em um período de “stand by”

Um pouco antes disso tudo acontecer eu já havia migrado de profissão, deixando uma carreira de professor Universitário para trabalhar com Bike Fit.

O ano de 2010 foi transformador. Inaugurei o Estúdio Carlos Menezes de Bike Fit e nesse mesmo ano recebi a ligação do Élcio (proprietário e editor da Revista Bicicleta), me falando que havia acessado meus artigos no BioCicleta e que também havia lido alguns artigos meus sobre bike fit no site que estava nascendo do ecmbf. E dai veio o convite para escrever sobre Bike Fit na Revista Bicicleta que rendeu uma amizade, respeito e admiração pelo Élcio.

Depois de um período em “Stand by” começamos a restruturar o site em uma nova plataforma, mais moderna, mais dinâmica, com maior interatividade e maior possibilidade de recursos. E aos poucos alguns projetos começaram a surgir diante das oportunidades e hoje contamos com:

Em março de 2019 trocamos a roupagem com uma logomarca moderna, mas sem perder a essência da marca: a cor laranja e a uma “bicicletinha“mesclada ao nome foram as minhas exigências na reunião de “Briefing“. E em um projeto realizado em 2019 mudou completamente o conceito da logo.

Hoje queremos cada vez mais investir energia em atividades que promovam o uso da bike em todas as suas modalidades. E esse projeto não é, nem nunca foi construído sozinho. Assim venha conosco porque aqui temos “Um pé no pedal e mil ideias na cabeça”