Você conhece a Rota Márcia Prado?
A galera dos grupo Amantes do Pedal de Uberaba percorreram o trajeto e Gary Castro nos leva junto nesse passeio com o video por ele produzido.
Mas o que é a Rota Marcia Prado?
A Rota Marcia Prado é uma sugestão de uma rota cicloturística feita pelo Instituto CicloBR, para que as autoridades criem um meio atraente e seguro para o ciclista chegar ao litoral paulista. O percurso é inspirado no trajeto da última viagem que a ciclista Márcia Prado realizou.
Desde 2009 o Instituto CicloBR vem encabeçando negociações com vários órgãos governamentais para que essa rota seja aberta em definitivo. Atualmente o único empecilho para a viabilização da Rota Márcia Prado seria que o governo do Estado, junto com a concessionária Ecovias, criasse uma alternativa para que o ciclista que chegasse a Imigrantes tivesse um meio de acessar o Parque da Serra do Mar.
Em 12 de Julho de 2010 foi decretada a lei 51.622 que institui a Rota de cCiclo Turismo Márcia Prado na região entre o Grajaú e a Ilha do Bororé, passando pela Área de Proteção Ambiental – APA Bororé – Colônia, no município de São Paulo.
E o que é o Passeio Cicloturístico da Rota Márcia Prado?
Em 2009, o Instituto CicloBR realizou um evento teste, sinalizando todo o trajeto, desde o Grajaú até a cidade de Santos, para demonstrar tanto a viabilidade quanto o potencial da rota. Nesse evento, mais de mil ciclistas saíram de São Paulo e chegaram ao litoral paulista pela rota.
Apesar de ser um teste, o evento em si foi muito positivo e engrandecedor, ocorrendo após o evento uma enorme cobrança para que ele fosse repetido todos os anos.
Devido a isso, o Instituto CicloBR, em assembléia geral, decidiu organizar anualmente um grande passeio cicloturístico pela Rota Márcia Prado, até mesmo quando ela finalmente for aberta em definitivo a população. Para o evento de 2011, foi escolhida a data do dia 10 de dezembro para a realização do terceiro Passeio Cicloturístico pela Rota Márcia Prado.
A rota pode ser percorrida por qualquer pessoa?
A Rota Márcia Prado, partindo do Grajaú tem um trajeto de 80 kms, já da Ciclovia da Marginal tem 100 kms. Apesar de haver uma grande descida, o trajeto é longo e há várias subidas, trechos em terra e tem uma dificuldade média para o Cicloturismo.
A rota é indicada para pessoas que já pedalam com certa regularidade e que não tenham nenhum problema físico. Uma boa maneira de saber se você conseguirá fazer o trajeto com tranquilidade, é realizar um pedal na cidade de cerca de 40 quilômetros em um intervalo de 3 horas. Se conseguir fazer sem grandes dificuldades, é bem provável que você esteja apto a percorrer o trajeto.
Dicas para cicloturistas iniciantes
Faça já uma revisão na sua bicicleta e principalmente nos freios, se necessário troque pois eles serão bem exigidos na descida da serra. Na entrada do Parque da Serra do Mar, voluntários do Instituto CicloBR farão uma avaliação em cada bicicleta, verificando principalmente o sistema de freios e se eles não estiverem em boas condições, não será permitido que o ciclista acesse o parque. O Ciclo Cidade, Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (http://www.ciclocidade.org.br/)gentilmente cedeu o espaço da “Mão na Roda” para que seja feita uma oficina de manutenção prévia de bikes para quem vai fazer a rota, essa oficina funciona em caráter de “faça-voce-mesmo”, ou seja, voce chega lá com sua bike e voce mesmo faz a manutenção, com a ajuda de todos e pessoas mais experientes em mecanica, sua bike ficará pronta para a viagem. A oficina ocorrerá dia 08/12 no Espaço Contra Ponto, rua Medeiros de Albuquerque, 55 Vila Madalena, veja como chegar:http://contraponto55.ato.br/como-chegar/
O trajeto é em sua maior parte em ruas asfaltadas, mas há cerca de 20 quilômetros em ruas de terra. O ideal é que a bicicleta tenha pneus híbridos, já que o trecho de terra, se não estiver chovendo, é possível ser percorrido com pneus de asfalto sem grandes problemas.
Se vai dormir no litoral e precisará levar roupas, instale um bagageiro na bicicleta e coloque sua bagagem nele. Nas costas leve no máximo uma mochila de hidratação.
Se vai voltar no mesmo dia, nossa sugestão é que volte de ônibus até o Jabaquara. Se você vier de fora da cidade, o melhor a fazer é estacionar o carro nas proximidades da estação Jabaquara e de lá seguir pedalando até a estação Vila Olímpia da CPTM. Mas não pedale pela Avenida dos Bandeirantes, use essa rota sugerida para ir até a estação.
http://www.bikely.com/maps/bike-path/Jabaquara-Ciclovia-Marginal
Se hidrate muito durante a viagem e se alimente, jamais pedale com fome. Leve frutas secas, barras, gels de hidratação e até mesmo um lanche se possível. Se sentir fome pare e se alimente, jamais pedale com fome ou sede.
Em caso de dúvidas, mande um e-mail para rotamarciaprado@ciclobr.org.br pois voluntários do Instituto irão ajudar a esclarecer todas suas duvidas.
Entre no evento no FaceBook e clique em “eu vou” !!
Prepare sua bicicleta e participe do Passeio Cicloturistico da Rota Márcia Prado. Este ano esperamos uma massa de mais de mil ciclistas, junte-se a nós e vamos mostrar o quanto queremos essa rota para o próximo ano, você faz parte desta luta e esperamos comemorar mais essa conquista em 2012.