Segurança no Transito.

Segurança no Transito.
Você é um ciclista prudente?
Direitos e Deveres dos Ciclistas
segundo o Código Nacional de Trânsito‏

Ao longo da ultima década o numero de bicicleta nos grandes centros urbanos vem aumentando, tanto como esporte ou como lazer, porém muitos dos novos ciclistas não conhecem seus deveres e direitos.

Hoje em dia o numero de veículos nos grandes centros urbanos vem crescendo constantemente e com este crescimento aparecem os problemas decorrentes das disputas de espaço.

artigo - Segurança no trânsito.

A bicicleta não é um meio de transporte novo, contudo alguns ciclistas iniciantes desconhecem regras de circulação, direitos e deveres dos ciclistas.

Então aqui mostrarei tais direitos e deveres e os comentarei tentando ajudar a galera da bike.

Fique atento.

Bicicleta – veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, não sendo, para efeito deste código, similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor.

* Veja só, sua bike é um veiculo, e consequentemente tem deveres e direitos previstos no ctb ( codigo de transito brasileiro)

§ 1º o ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

* Essa é uma parte interessante, muitos ciclistas acham que a forma correta de deslocamento é pela contramão de direção, contudo tal deslocamento pode por em risco a vida do ciclista.

Uma atitude importante que o ciclista deve ter é a direção defensiva, para aqueles que nao sabem a direção defensiva é quando um dos condutores conduz seu veiculo precavidamente antecipando as ações dos outros condutores, o que lhe da uma resposta mais rápida na hora de se proteger no transito.

publicidade - ecmbf 2017

O veiculo maior tem por obrigação proteger o veiculo menor, contudo é fácil de notar que a maioria dos motoristas muita das vezes ignora o ciclista, talvez voluntariamente ou ate mesmo sem querer.

Usaremos a lógica agora:

Quando você está dentro de um carro ou sobre uma moto e você chega em um cruzamento, olha para os lado para fazer a travessia, qual é de imediato o meio de transporte que você procura para evitar um acidente?

Isso mesmo, um carro, um caminhao ou uma moto, por fim um pedestre, somente por ultimo procurará um bicicleta

Pois é , então fique atento e quando chegar nos cruzamentos faça com que os condutores o vejam , seja por um sinal de braço , um dispositivo sonoro ou ate mesmo um assovio, pois você pode entra no ponto cego dos carros (a bicicleta desaparece no ângulo formado pela coluna de um carro).

artigo - segurança no transito - destacada

Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.

* pois é gente , se quisermos ser respeitados teremos que respeitar as leis de transito, lugar de bike nao é na calçada.

Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:

Infração – média;

Penalidade – multa.

* Divulguem isso e lembre quando estiver em seu carro. Existe sim uma distancia regulamentada que o motorista deve manter do ciclista.

Art. 255. Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59:

Infração – média;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa.

* Tambem temos nossas obrigações

O ciclista sempre deve ter em mente que seu veiculo é menor e que nos centros urbanos os outros veiculos dificilmente obedecerão os seus direitos , pois muitos motoristas

Não veem bicicletas como veiculos.

Ai estão as dicas , ande sempre defensivamente, ande equipado, obedeça as regras de circulação que você terá uma pedalada segura e tranquila, caso você se envolva em algum acidente, acione a policia militar para a confecção do registro, pois você esta conduzindo um veiculo e não há dados específicos sobre acidentes envolvendo bicicletas e outros veiculos, o que faz com que as autoridades não se esforcem para melhorar a vida dos ciclistas.

Fonte da imagem: transporte ativo

redator - helizelton pereira
NOME: Helizelton Pereira
CIDADE: Uberlândia/MG
PROFISSÃO: Policia Militar
ESCREVE SOBRE: Dicas de segurança e Demais assuntos sobre bike.

 

One comment

  1. Excelente materia. A cada dia se faz necessario uma maior observacao as questoes de seguranca do ciclista no transito. Existem leis, mas precisamos de programas educativos para aplica-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *