La Etapa Paraguai e o potencial do ciclismo no pais

Uma semana após o Letape Brasil, aconteceu o La Etapa Paraguai. A cidade escolhida para sediar a etapa do Tour de France, foi a capital Assunção, e a Revista Bicicleta enviou um de seus colunistas especialmente para conhecer como está o ciclismo no pais

O evento foi realizado seguindo os padrões de organização do lendário Tour de France, a prova de ciclismo de estrada mais importante do mundo, focando a participação de profissionais, fãs e entusiastas desta modalidade, bem como os ciclistas que desejam realizar o sonho de vestir a “Maillot” amarelo.

Diferentemente do que aconteceu no Brasil, o evento aconteceu em três dias e três modalidades diferentes: Família, Time Trial e Estágio Paraguai

Na sexta-feira (30/10), foi realizado a Fase Família, em um circuito de 9 km, com pouca dificuldade e projetado para que pais, filhos, avós, grupos de amigos e ciclistas aproveitassem para começar a pedalar de uma forma descontraída. A ideia é promover e estimular as pessoas a se iniciarem na pratica do ciclismo.

No sábado (31/10, em um percurso de 21 km, foi realizado a prova de contra-relógio. Essa prova teve como característica a largada individual de ciclistas, intercalados por uma fração do tempo e aquele que cruzou a linha de chegada no menor tempo foi considerado vencedor.

bike fit - publicidade 04

No domingo (01/11), foi realizada a escalada da La Etapa Paraguai, em um trajeto de 103 km, os participantes puderam testar sua resistência física, desfrutando de paisagens deslumbrantes do norte do Paraguai. O percurso foi caraterizado por subidas e descidas muito íngremes.

A exemplo do que aconteceu no Brasil, o vencedor, tanto dos homens como mulheres, ganhou passagem para participar de l’Etape du Tour 2016 na França, juntamente com inscrição, alojamento.

Um convidado especial esteve presente, Pedro “Perico” Delgado, um dos ciclistas espanhóis de maior sucesso de todos os tempos, vencedor de duas Voltas da Espanha e um Tour de France.  Ainda foi possível vê-lo girando junto com o pelotão nos dois dias de competição.

la etapa - pedro delgado
Pedro “Perico” Delgado / Foto: site oficial da La Etapa Paraguai

Ele que disputou: 11 Tour da França, 11 Volta da França, 2 Giros da Itália entre os anos de 1982 e 1984, atualmente é um dos mais respeitados comentaristas das transmissões de ciclismo da TV Espanhola.

Previamente a La Etapa, os participantes tiveram a oportunidade de participar de um bate papo com Pedro Delgado, onde puderam debater sobre treinamento nas grandes equipes do Pro Tour e receber dele alguns conselhos para continuar crescendo dentro do esporte.

Mas nosso objetivo em visitar o Paraguai não foi de fazer a cobertura do evento e sim mergulhar no ciclismo desse pais conhecendo seu potencial ciclístico. Foi então que surge a figura de Cláudio Delpueche. Ele que é natural da Argentina, onde iniciou seus trabalhos como Coaching esportivo, mudou se para os Estados Unidos em busca de crescimento esportivo, onde estudou, atuou como triatleta profissional e treinador. De volta a América Latina, instalou residência no Paraguai, e percebendo o potencial de crescimento do esporte no pais, iniciou um trabalho pioneiro de estimulo a prática do triatlo e seus esportes base.

Atualmente a 1972delpuechecoaching é a maior assessoria esportiva do Paraguai com atletas de corrida, natação, ciclismo e triatlo, isso sem contar os alunos dos projetos infantis para iniciação na prática esportiva.

Assessoria 1972 Delpueche Choaching, maior assessoria esportiva do Paraguai

Claudio nos relatou pessoalmente que seu foco tem sido despertar nas pessoas a paixão e entusiasmo pelo esporte, e que mesmo treinando alguns poucos triatletas em treinamentos e planilhas individualizadas, seu prazer está em organizar grupos de pessoas comuns, que dentro do seu dia-a-dia, lançam o desafio de participar de grandes provas de ciclismo, natação, corrida e principalmente provas de Iron Man e Meio Iron Man.

Cláudio surgiu em nossa pauta por meio de um de seus alunos. Regis Lemes é brasileiro e 20 dias antes de nossa viagem ao Paraguai veio ao Brasil, mais especificamente na cidade de Uberlândia, exclusivamente para realizar o seu Bike Fit, focado em um bom resultado na La Etapa e no Meio Iron do Uruguai. Na oportunidade ele nos apresentou o que vem acontecendo no ciclismo paraguaio e seu potencial de crescimento. Da mesma forma Regis Lemes, estabeleceu o contato para que Claudio Delpueche nos recebesse no Paraguai e desse contato ainda foi fechado a realização do Bike Fit de 38 triatletas que participariam do Meio Iron de Punta del Este.

Regis Lemes / Comemorando La Etapa / Com Pedro Delgado / Realizando Bike Fit no Brasil

Como colunista da Revista Bicicleta, poder trabalhar o Bike Fit desses atletas, nos permitiu aprofundar na realidade dos Triatletas do pais. De grandes competidores como: Santiago Stija (Presidente da Sociedade Paraguaia de Medicina Esportiva), Liz Lescano, Nicole Wood (índice Meio Iron Austrália), Matias Reniero (Campeão Iron Man Panamá 2015), a atletas que irão participar de sua primeira prova, pudemos perceber que muito tem sido investido por parte deles em treinamento, equipamento e viagens esportivas.

O que pudemos presenciar, é um brilhante trabalho de incentivo a prática do triatlo, que nasceu a pouco mais de cinco anos e começa a se consolidar com atletas Paraguaios se destacando em grandes provas ao longo do planeta.

Durante o atendimento em nossas conversas informais evidenciamos o grau de admiração dos atletas pelo profissional coaching que incentiva e leva administradores, empresários, advogados, engenheiros, pessoas comuns do dia-a-dia a se desafiarem e superarem seus limites em competições esportivas.

Comumente ouvimos o nome de provas como: Maratona do Rio De Janeiro, Iron Man de Florianópolis, Iron Man Fortaleza, Meio Iron Man da Austrália, Iron Man Panamá, Meio Iron Man Punta del Leste. Isso significa que o 1972delpuechecoaching está viajando o mundo em busca das grandes provas do cenário mundial e vem colocando o Paraguai em evidencia nesses eventos.

Alguns dos atletas por ele iniciados tem alçado voo em busca de alta performance em rendimento por meio de treinos individualizados com treinadores do Brasil, Estados Unidos, Austrália. Fato que não desmerece em momento algum o trabalho da assessoria, muito pelo contrário, explicita o quanto a semente plantada na base está colhendo os primeiros frutos. Pela quantidade de pessoas inseridas no esporte, falta tempo para o coaching se dedicar ao trabalho individualizado e os encaminha para grandes treinadores ao redor do planeta.

la etapa - bike fit
Antes e depois do Bike Fit de alguns atletas paraguiaos

Por meio de visita a lojas da cidade pudemos constatar que o número de praticantes de Mountain Bike é infinitamente maior do que aquilo que presenciamos com os Speedeiros e Triatletas. Lojas de Médio/Grande porte representam marcas consagradas a preços acessíveis.

Assim, depois de uma semana de árduo trabalho, saímos do Paraguai com orgulho de fazer parte dessa história. Poder participar desse projeto é uma satisfação imensurável.

Como resultado, o #ecmbf – Estúdio Carlos Menezes de Bike Fit se tornou o Bike Fit oficial da 1972delpuechecoaching e a Revista Bicicleta conhece e apresenta aos seus leitores um pouco do ciclismo além de nossas fronteiras.

redator carlos menezes
NOME: Carlos Menezes
CIDADE: Uberlândia/MG
PROFISSÃO: Fitter / Prof. Universitário / Colunista da Revista Bicicleta
ESCREVE SOBRE: Bicicleta e Cotidiano

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *