Dicas para pedalar no frio.

Quem é ciclista sabe o quanto dar aquele rolê de bike é importante seja em que dia for, caso contrário, é bem capaz de ele ou ela ficar deprimido(a) se não der uma voltinha com sua magrela.

ARTIGO dicas para pedalar no frio 01E nem os dias frios é capaz de fazer um ciclista ficar em casa embaixo das cobertas, o negócio é pedalar, faça sol ou frio… já chuva, prefiro nem comentar. (risos)

Vou tentar colocar algumas dicas para se proteger do frio enquanto você pedala muito bem acompanhado de sua magrela, e espero que te ajude quando quiser encarar o frio que anda fazendo nesses dias e que ainda nem é inverno.

ARTIGO dicas para pedalar no frio 02Agasalhe-se muito bem. Existem roupas específicas para pedalar no frio, mas caso você esteja no vermelho, o ideal é usar casacos com gola alta para te proteger até o pescoço. Dê preferência para casacos que tenham zíper, porque se esquentar no meio do caminho fica mais fácil tirá-lo. Se você preferir, use camisetas de ciclisma com manga longa, mas coloque outra camiseta por baixo, o contato com o vento frio direto em seu peito pode causar probelas de saúde, até mesmo pneumonia, em casos mais extremos.

ARTIGO dicas para pedalar no frio 03Outra opção é usar manguitos ou pernitos. É uma espécie de meia manga ou meia calça que cobre todo seu braço ou pernas, e se durante o pedal o clima esquentar, você pode tirá-los mesmo estando em movimento, ou seja, não precisa parar de pedalar para tirá-los. Existem várias opções e cores para sua escolha. Ah… e preço também.

Uma das coisas mais importantes quando for pedalar no frio é proteger as extremidades do seu corpo, como pés, mãos e cabeça, pois são os pontos em que tem mais contato com o vento frio da pedalada.

ARTIGO dicas para pedalar no frio 04Recomendo luvas com dedo, desta forma protege a mão toda do frio Eu uso esse tipo de luva até em dias ensolarados, para não ficar com a marca da luva em minhas mãos, que particularmente, eu acho horrível essas marcas de sol nas mãos.

publicidade - ecmbf 2017

ARTIGO dicas para pedalar no frio 06Um equipamente que jamais deve faltar para o ciclista é um par de óculos. Os óculos protegem seus olhos contra possíveis pedrinhas que podem voar em direção aos seus olhos, além de insetos e plantas. Sem conta que com os óculos você ainda tem uma visão ainda melhor das ruas, veículos e pedestres. No frio eu costumo usar óculos com lentes na cor vermelha ou amarela, desta forma diminui os reflexos causados pelo sol baixo dessa época do ano. Use óculos leves e que não possuem pontos cegos, atrapalhando sua visão quando estiver que movimentar a sua cabeça e verificar possíveis veículos vindo em sua direção antes que você possa fazer uma manobra ou ultrapassagem.

O ideal é manter-se aquecido, pois o clima já é frio, mas a velocidade de sua bike provoca um contato com o vento ainda mais frio, e por isso, o corpo demora muito para aquecer. Em algunas casos isso não acontece. Teve um inverno que fui pedalar no parque Villa Lobos pela manhã, e mesmo com 60km rodados o meu corpo não esquentou. Temos que lembrar que mesmo no frio, mas praticando atividade física, o nosso corpo transpira, e esse suor em contato com o frio, pode te trazer dores musculares, resfriados ou coisa mais séria, por isso, mantenha-se sempre bem agasalhado.

OARTIGO dicas para pedalar no frio 07utra parte do corpo que eu acho necessário proteger são os ouvidos. Já tive dor de ouvido por pedalar no frio. Uma opção é colocar algodão nos ouvidos ao pedalar ou usar protetores de ouvido que você pode encontrar nas lojas de artigos esportivos.

Não podendo adquirir um desses, use também uma bandana que possa cobrir seus ouvidos protegendo-os do frio e do vento gelado.

Mas nunca, seja no frio, calor, chuva, sol… deixe de usar o capacete. Ele é ideal para qualquer ocasião. Recentemente, o namorado de uma de minhas alunas foi pedalar na ciclovia do Rio Pinheiros sem capacete, e acabou levando um tombo e ralou toda a testa. Se ele tivesse de capacete, o tombo provavelmente seria inevitável, mas o ralado na testa, sim.

Agasalhe-se bem, use o capacete e aproveite bem o frio para pedalar.

ARTIGO dicas para pedalar no frio 08Para proteger a pele do rosto, use um creme facial ou mesmo um protetor solar, a fim de não ressecar ainda mais a pele. Ou use protetor facial, esses que motoqueiros costumam usar no frio. Eu não consigo, porque preciso respirar, e tampar o nariz para mim não dá… hehehe

Ah… não esqueça de beber muito líquido. Hidratar-se é tão fundamental no frio quanto no calor.

Boas pedaladas!

redator_tania_carmonaro
NOME: Tânia Carmonario
CIDADE: São Paulo/SP
PROFISSÃO: Professora de Inglês
CONTATOtcarmonario@gmail.com 

ESCREVE SOBRE: ciclismo, leis de trânsito e segurança

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *