Login

Register

Login

Register

Como suportar a fratura da clavícula

Em sete anos de site BioCicleta o Redator Edgardo Jorge está conosco praticamente desde o inicio. E ele é autor do artigo mais visitado e mais comentado ao longo desses anos. “Como Suportar a dor na Clavivula” (22/06/13). Esse artigo chegou a ser selecionado e publicado na Revista Bicicleta.

Os acidentes com ciclistas não são raros. Para alguns as quedas não são mais que um pequeno inconveniente ou parte da aventura na bicicleta.

Esse tipo de ciclistas depois de um acidente levanta, tira a poeira, confere se sua bike teve algum dano e volta a andar como se nada tivesse acontecido (eu mesmo já fiz isso!). Mas existem outros casos onde o ciclista bate no chão e a conseqüência final é um osso quebrado.

Os acidentes não só podem afetar o andar de uma pedalada, como também podem trazer problemas posteriores. Nos últimos 10 anos sofri umas 10 quedas (de filme). Muitas dessas de lado por não destravar o pé, ou quando termina com a bike de cabeça na lama. Refiro-me quando perde-se totalmente o controle, saindo voando pelo ar, bate como bola e termina como pedra longe da bike. Foi em um de esses acidentes que quebrei um osso, especificamente a clavícula.
O tratamento para a fratura de clavícula é algo estranho; na quebra de um braço, os médicos colocam um gesso, ou uma férula para imobilizar; se torce um tornozelo igualmente colocam uma férula; se quebra um dedo, colocam uma tala e indicam gelo.

como suportar a fratura de clavicula 01

Mas por sua localização, a clavícula, na parte de cima do peito e muito perto do ombro é praticamente impossível que tenham que dispor de um gesso para imobilizar o peito todo e o ombro; e a operação não é necessária a menos que a clavícula tenha se partido em vários fragmentos ou esteja afetando nervos ou artérias. Pois é, quando você quebra sua clavícula, geralmente vai sair do hospital com alguns calmantes para a dor e advertido de que NÃO pode mover o braço para que solde bem. No mais depende de você. Eu já tive nessa, sei de algumas lições que poderam te ajudar se alguma vez estiver na mesma situação.

Os conselhos são: Muita paciência. Acho fundamental, mas sempre pense na recuperação mental; primeiro o físico e depois muita vontade pra esquecer medos e traumas posteriores que façam tremer pegar a bicicleta ou fazer o de sempre.

PACIENCIA É A MÃE DE TODAS AS VIRTUDES

Tem que encarar que está com um osso quebrado; esse não solda da noite para o dia; e para que fique bom leva tempo (que muitas vezes parece eterno). E a maioria desse tempo tem que ficar quieto, sem movimentar, em posições que as vezes são chatas e incomodam, mas isso é para que solde corretamente.

O primeiro passo é escutar o doutor e o seu corpo; durante as primeiras duas semanas deve tentar ao máximo de não mover o braço (ainda que se durma). Cada movimento que faz, ainda que seja pequeno (como passar um buraco quando está no carro), causa muita dor. Dormir é toda uma aventura, mas o pode complementar com travesseiros como se fosses um rei! Use muitos travesseiros para apoiar o ombro e para não girar… a melhor é a posição “Drácula”; é básica para dormir. Minha técnica foi deitar-me entre travesseiros, e no sofá da sala nas tardes para não mover-me, e acredite: meus dedos da mão esquerda (sou destro) fortaleceram e exercitaram como nunca escrevendo no computador!

como suportar a fratura de clavicula 02

Depois de um par de semanas a ficar quieto, sem mover, a maior parte do tempo deitado, vai cair na conta que colocar alguns limites é importante. Quando o osso começa a soldar, em uns 20 dias (3 semanas) começa a sentir-se melhor e ira querer acrescentar suas atividades aos níveis normais. Seguramente se você é uma pessoa hiperativa como eu, e que está acostumado a fazer coisas o dia todo, vai dar-se conta que é uma loucura fazê-lo! Descobri que todo dia o passo planejando, trabalhando, criando, improvisando, quase sem descansar. Mas depois de um acidente, até as coisas mais simples cansam, assim terá que pensar suas atividades com muito cuidado.
Tem que entender que todas as atividades “regulares” tornam-se mais difíceis. Vestir-se pode requer outro par de mãos que ajudem ou vai ter que vestir como um “romano antigo” envolvido num lençol.

Começará a usar sapatos sem cordões, camisas “largas” de botões, porque lembra que sempre leva o braço junto ao peito e bermudas. Dirigir um carro é quase impossível com um braço, só porque não tem mobilidade nem a mesma capacidade de reação e mais com a quantidade de buracos que há nas cidades.

Os primeiros dias cada queda num buraco é uma dor imensa no braço. Use isto como desculpa para caminhar mais (ainda que aprenderá a caminhar sem muito mexer, porque sente que dói até os cabelos). Caminhar vai-te ajudar a manter os músculos, as pernas e o coração em ritmo, e isso significa menos tempo para voltar a pegar condição física quando puder retornar à bicicleta novamente.

Mas há algo importantíssimo que não pode deixar de fazer (e que eu não fiz, o qual atrasou mais minha recuperação) tome o tempo necessário para ir a terapia de recuperação muscular. Talvez fazer esse tipo de exercitação pode parecer muito, mas se não faz fisioterapia o osso poderá calcificar incorretamente e se chega a ocorrer uma fratura no mesmo lugar, a recuperação vai ser ainda mais lenta, se alguma vez acontece de novo (Lance Amstrong fraturou-se em sua vida de ciclista umas 7 vezes a clavícula, e os acidentes não avisam).

bike fit - publicidade 04

Eu tentei de manter-me ativo, (ainda acho que as vezes mais do que o necessário), de alguma maneira com a cabeça longe de bobeiras e isso foi muito positivo. Na realidade, as 4 primeiras semanas deve-se ter muito cuidado porque são as críticas e a terapia hoje é básica nessas fraturas.

AO FINAL… EM FRENTE!!!!, TEM QUE REGRESAR À BICICICLETA

O passo final é voltar a bike… pegar de novo a fiel parceira. Uma vez que está pronto para sair de novo aos caminhos, tem que se assegurar que a primeira vez, seja numa saida curta e simples. Minha experiência foi que depois de quase 10 semanas e com licença do doutor, fiz uma rodada por perto de 45 minutos, por pavimento em bom estado, porque tinha medo de ter dores posteriores, mas na realidade nunca passou; isso foi um bom sinal!

Depois, aos poucos fui tomando mais confiança e não corri risco nenhum por excessos. Mesmo assim, saídas curtas e limitadas também significam muito tempo sem a bike. Use esse tempo que está sem a bicicleta para fazer algum trabalho de recuperação física, e também pode trabalhar um pouco na bicicleta (que seguramente ficou em “qualidade de lixo” depois da batida). Também pode usar este tempo para tirar todos os fantasmas que ficam depois dum acidente, porque na verdade, em geral pode-se perder a confiança e vai necessitar muita paciência para tê-la de novo. Assim o tempo vai passar, e aos poucos você acrescentará a vontade de voltar à bici.
Quando achei que eu já estava ao 100% encarei à trilha mais dura que pude, para demonstrar a mim mesmo que era capaz de dirigir novamente, por suposto esse dia, ia com todo o medo do mundo; a falta de confiança traduzia-se em falta de habilidade e isso começou a molestar-me, obrigando-me a voltar a ter a destreza que tinha antes. Depois desse dia, minha confiança voltou e agora estou novamente rodando tanto quanto posso, em todo nível e em realidade, a diversão é maior que antes, mas acho que agora normalmente pedalo mais concentrado no caminho que antes.

SEMPRE AGRADEÇA A TODA AS PESSOAS QUE AJUDAM E ANIMAM

É muita, muita a gente que vai-se preocupar com você, farão visitas, perguntas (não gostei disso), mas acontece. Seguramente haverá pessoas que estarão ali, e algumas mais estarão sempre com perguntas sobre a recuperação, mas em especial haverá muita gente que vai-te ajudar a todo momento, e que seguramente, terá que agüentar seu mau humor pela dor, a crise existencial por não poder-se nem mover! E mesmo que saiba do incomodo, ajudarão a vestir, comer, ou bem vão te deslocar onde você precisar, ou ainda mais, com as compras e coisas que não pode fazer por só ter uma mão quieta. Essas pessoas merecem agradecimento, elas são muito valiosas em sua vida.

O melhor conselho que posso lhe dar nesta situação ou com lesão qualquer é: MANTER A MENTE EM POSITIVO. Deverá ser criativo, use seu tempo em criar; pensar coisas pra manter ocupada a cabeça. Os ossos quebrados vão-se sanar, mas nunca permita que os acidentes destruam seu espírito… um ciclista é uma pessoa anormal, sempre volta e se supera!

redator edgardo jorge sanrame
NOME: Edgardo Jorge Sanrame
CIDADE: Córdoba – Argentina
PROFISSÃO: Consultor de Sistemas, Desenhista de peças de aço
ESCREVE SOBRE:  Bicicleta e suas variantes

 

116 Responses to “Como suportar a fratura da clavícula

  • Muito legal seu texto!!!!
    Estou a quase 60 dias com uma fratura n clavícula é muito ruim!!!!!

    • Eu tbem
      Amanhã dia 12/12 fazem 60 dias

    • completei 6 meses que sofri um acidente de moto e só agora dp de diversos exames conseguimos descobrir que exiate uma fratura na clavícula. quanta dor. tem momentos que chega a ser insuportável a dor.

  • Muito legal seu texto!!!!
    Estou a quase 60 dias com uma fratura n clavícula é muito ruim!!!!!

  • Suzi Mara
    3 anos ago

    Estou con meu filho com a clavícula quebrada a nove dias e é difícil pois ele é adolescente e não aceita fazer repouso.

  • Estou a 51 dias após a quebra da clavícula. Tirei a tipóia 4 dias. Agora comecei a fisioterapia. Realmente é muito dolorida está fratura e os medos devem ser tratados durante esta pausa da pedalada.

  • estou também na mesma situação, mas através do seu argumento mi fortaleceu bastante, obrigado. MG LOVE

  • Estou a uma semana :'( horrível. Parece um ano!!! E com essa faixa, já estou Ficando maluco querendo tirá-la

  • Cara estou há 5 dias nessa situação. Fora a bicicleta , pois o meu acidente foi jogando futebol, me vi totalmente na mesma história kkkkkkk Quando você se descreve parece estar narrando o meu dia. Show de bola seu artigo. Conseguiu me tirar gargalhadas num momento onde estou totalmente mal humorado por conta dessas dores. Um like pra sua matéria!

  • BRUNO DE ALMEIDA SILVEIRA
    3 anos ago

    Estou há 20 dias com a clavícula fraturada, culpa de um acidente de bicicleta. Queria te agradecer pelo texto! Muito positivo!

  • Vagner Alves
    3 anos ago

    Cara estou a 4 dias com a clavícula fraturada,muito ruim essa situação, seu artigo foi top muito bom mesmo

  • Galera, quebrei a minha clavícula bem no meio. O Ortopedista disse q o osso ficou longe e eu tenho que movimentar o braço para estimular a calcificação. Sempre no limite da dor. Imobilizou em 8 e agora é torcer para que em 8semanas calcifique. Alguém pode me dar um help? Jeffersonchagaspersonal@gmail.com

    • e ae Jefferson meu caso foi o mesmo que o seu, vc se recuperou bem…Ficou quantos dias de atestado?

  • agradeco pelos conselhos

    • Alguem que já tenha sofrido um acidente me chama no ZAP (88)9608-4132 por favor pra conversa um pouco quero saber mais sobre isso. Sofri um acidente estou dois meses só em casa tenho dois ferros! Um tá mole e queria saber se é normal o outro continua fixo queria conversar com alguém que já tenha passado por isso pra bater um papo comigo sobre isso meu nome é Romário.

  • Arílson Medeiros pinho
    3 anos ago

    Sou universitário e fraturei minha clavícula treinando judô cai sobre o meu braço.
    E gostei do que disse ; que a virtude é a mãe da paciência.
    Obrigado pelo o incentivo!

  • celio brito
    3 anos ago

    Estou com 4 dias com a clavícula quebrada, a minha foi uma queda de moto, o pior é que eu preciso trabalhar, está sendo muito difícil.
    Eu fiquei mais preocupado ainda porque o meu medico só passou uns medicamentos e uma tipóia, e mandou de volta pra casa, vc acha isso certo? Ou devo procurar outro medico? Me ajude.

    • Paula Rebesco
      1 ano ago

      que medicamentos vc tomou

    • José Miguel appugliese Ribeiro
      3 meses ago

      To na mesma situação quebrado e querendo voltar atrabalhar nao aguento ficar longe da moto vou fazer um texte hoje se eu aguentar volto o mais rapido possível

  • Estou a 60 dias com cravicula quebrada e não sinto Mais nada mais so com 90 dias o médico me liberou para trabalhar parece nunca ter fim esse tempo estou ansioso para voltar a o trabalho .

    • O meu aconteceu a mesma coisa estou a 57 dias, porém só voltarei a trabalhar com 60.

  • Gente alguem sabe se quem fratura a clavícula sente dores nas costas quando faz algum esforço ou espirra tosse meu namorado quebrou em um acidente de moto e quando faz alguma dessas coisas sente dor naquele osso que chama escápula ele e ligado a clavícula !

    • Boa noite. É isso mesmo. Fraturei a cravicula e escápula. É muita dor. Ao tossir, arrotar. Deus me livre de espirrar

    • Eu quebrei a clavícula e também senti dores as espirrar, tossir e até respirar fundo. Mas acho que as minhas dores são em decorrência do tombo.

      • tbm senti mt dessas dores por quase 1 mes apos sair do hospital, sendo que fiquei quase 1 mes internada, dos quais 18 dias na uti entao acho que foi pelo tubo de respiracao que tentaram expurgar por 3 vezes mas como me debatia e nao conseguia respirar sozinha reentubavam e soube tbm que eu o arranquei umas 3 ou quatro vezes ate que me amarraram a cama kkkk. qdo fui pra casa ainda doeu por quase 1 mes. nao podia tossir. fazer força nenhuma ate qdo respirava doia as vezes kkkj. mas depois passou. agora so essas dores as vezes insuportaveis do lado direito. ombro. braço. nuca. pescoço kkkk após mts exames descobriram que existe uma fratura na clavicula

      • Paula Rebesco
        1 ano ago

        Eu tenho dificuldades pra respirar o que posso fazer? sera que e por causa da fratura ?
        Meu EMAIL para contato é paularebesco@gmail.com

    • sinto dores do ombro ao pescoço e as vezes nas costas, naquele osso que costumamos chamar de pá das costas, kkkk.

    • Ele quebrou só a clavícula mesmo? Quebrei ela e uma costela num acidente de moto, teve perfuração pulmão e isso me fez sentir dor nas costas , ao tossir e espirrar. A costela só acusou quebra na tomografia. Estou agr me recuperando da clavícula num total de 3.5 meses e irei tirar o imobilizador em 8 agr em dezembro

  • Eu fraturei hoje a cravicula, e com os relatos que li aqui estou mais tranquilo …..mas doe pra caramba …….

  • Priscila dos Santos Rodrigues
    3 anos ago

    Oi, meu marido está no quinto dia com a clavícula quebrada, o acidente aconteceu após um motoqueiro o derrubar da bike, ele chegou a ficar inconciente, o capacete ficou amassado, indicando que ele bateu a cabeça no chão, foi um susto muito grande. Ele esta impaciente e de mau humor tb rsrs…amei o seu artigo!

  • alair laureiro de Almeida
    3 anos ago

    Muito obrigado não aguento de tanta dor eu pessei que não era normal mais pelo jeito é normal

  • Deborah Lima
    3 anos ago

    Oi estou a 15 dias com a clavícula fraturada, mas diferente dos relatos que li na internet eu optei por fazer a cirurgia e “colar” a fratura com alguns pinos e uma pequena placa de titanium. Fiquei por 3 dias com o braço na tipoia pensando se seria melhor o procedimento cirúrgico ou deixá-la cicatrizar sozinha e hoje após 15 dias de cirurgia tenho a certeza que fiz a escolha certa. Em momento algum senti dor após a cirurgia, e no terceiro dia já não tomava mais a medicação para dor. Meu braço se move praticamente 80% do que o normal é ainda não comecei a fisioterapia pois vou tirar os pontos amanhã. O procedimento foi bem tranquilo, apenas 1 dia de internação e no dia seguinte já estava em casa, agora já estou voltando a confiança de pegar algo mais pesado e fazer alguns movimentos mais bruscos, se não tivesse feito a cirurgia, acredito que ainda estaria com o braço na tipoia, dormindo de barriga pra cima e rezando para a dor passar. Espero que tenha ajudado alguém que esteja passando pelo mesmo dilema que passei, pois procurei relatos na internet e não encontrei nada parecido.

    • Ola Débora gostei muito do seu relato.Vc pode me passar seu email ou whataspp para lhe fazer algumas perguntas pois estou passando por essa situação.

      • Luiz Felipe
        7 meses ago

        Debora até a data coincide com m caso,porem ainda sinto um pouco d dor

    • Camila Lascoski Verza
      2 anos ago

      Olá pessoal hoje faz 20 dias que estou com a clavícula fraturada vou passar por cirurgia para colar com alguns pinos e placa de titanium. Estou usando a tipóia e sinto dores quando eu acordo,mas logo passa.Gostaria de saber se após a cirurgia demora muito a recuperação?estou ansiosa para voltar a trabalhar.

    • Também fui obrigado a “optar” pela cirurgia. Faz 1 dia de pós cirurgia e terei alta amanhã. O médico disse que em 15 dias vou iniciar alguns movimentos simples. Uso tipóia e é bastante incômodo. Mas, é hora de ter paciência. Abraço.

    • Oi meu noivo está na mesma situação agora estamos com a dúvida operar ou não. E quanto você gastou com essa cirurgia ? É muito caro ?

    • Paula Rebesco
      1 ano ago

      como ficou sua fratura , vc fez pelo Sus ?

    • Olá, fiz a cirurgia também, não sinto mais dores, mas continuo imobilizada com a tipóia, como vc esta hj em dia? Tem alguma sequela?

  • Estou com dois meses, que quebrei minhá clavícula quebrada num acidente de carro , sinto mta dor ainda e tô usando o (8) tem hora que fico desesperada , achando que essas dores não irão passar , tenho 55 anos…Mais depois desse relato vo tentar ficar mas calma.obrigado.

  • Estou a 55 dias com a clavícula quebrada, devido a um tombo de bike.
    Não fiz cirurgia e estou alternando entre a tipoia e a ortese em 8. Já não sinto dores na fratura, mas a escapula atrás dói muito, talvez por ter perdido massa muscular neste período.
    Excelente texto. Muito semelhante com que estou passando.

  • Carlos Polesello
    2 anos ago

    Belo texto. Estou a 40 dias com a clavícula quebrada em 3 locais. Fiz cirurgia a 20 dias e coloquei um placa e 7 parafusos. O mais difícil não é controlar a dor e sim ter paciência para fazer tudo só com uma mão, no meu caso a esquerda.

    • Gizelda Santana
      1 ano ago

      Eu quebrei a clavícula tem um mês, realmente é uma dor insuportável, mas do jeito que eu sou imperativa,penso que nunca vai melhorar cai de bike ,agora só me resta esperar os ossos se ligarem de novo,foi muito boa esta leitura e aprendi pouco…..o meu muito obrigada.

  • Ótimo texto.
    Me fez adquirir conhecimento e refletir sobre.
    Amanhã fazem 60 dias que estou com a imobilização em 8.
    Meu osso está demorando a calcificar, mas tenho fé que logo vai fechar essa calcificação.

  • Diogo silva
    2 anos ago

    Eu estou com a clavícula quebrada quebrada faz 44 dias e ta sendo os piores dias da minha vida alguém q esteja vendo esse artigo hj me chama no wpp 021968612401 pra me ajudar

  • Hoje faz 5 dias com a clavícula esquerda fraturada, foi numa queda de uma ponte, não sinto dores e estou de tipoia sendo muito disciplinada. Seu texto foi excelente, não vejo a hora de voltar às minhas atividades normais.

  • Adriana sp
    2 anos ago

    Hj tem 28 dias que fraturei minha clavícula esquerda. Colocaram um tipoia em 8 mas a dor era insuportável. Voltei ao médico mandaram eu comprar uma tipoia vealpeu. Nao sinto mais dor. Mas tem um caroço. Tenho dúvidas quanto tempo preciso ainda ficar com está tipoia??? Tenho medo de tirar e nao. Calcificar direito.

  • José Virgilio
    2 anos ago

    Estou a dois dias, com a cravicúla quebrada. Tenho 56 anos.quebrei numa luta de jiujitsu. Algumas atividades como: tirar a camisa, dormir. doi muito. Tenho um longo caminho pela frente.Depoimentos como estes, vão me ajudar muito na minha recuperação.
    Grato

  • José Virgilio
    2 anos ago

    Estou a dois dias, com a cravicúla quebrada. Tenho 56 anos.quebrei numa luta de jiujitsu. Algumas atividades como: tirar a camisa, dormir. doi muito. Tenho um longo caminho pela frente.Depoimentos como estes, vão me ajudar muito na minha recuperação.
    Grato

  • Guilherme
    2 anos ago

    Quebrei a clavícula e 4 costelas num acidente de moto. No dia me imobilizaram com uma tipoia e me mandaram pra casa. Voltei com uma semana e o raio x indicou que estava desalinhada o que tornaria muito difícil a calcificação . Resolveram me operar e colocaram placas e parafusos. As 48hs iniciais foram punk. Mas agora sinto pouca dor. Mais incomodo pois a pele Eh fina e ainda sinto a região um pouco dormente. Mas a cada dia sinto que estou melhorando. O bom fds cirurgia Eh que sei que a placa vai manter ela no lugar correto então me dá mais liberdade pra mexer. Daqui a 3 dias tiro os pontos e aí vamos ver. Obrigado pelo artigo. Foi sinistro mas sei que vai passar.

  • Muito legal o post me identifiquei em muitos comentários kkk, pra variar quebrei a clavícula a 15 dias lado esquerdo, tombo de bike em pelotão… Usei tipóia por uma semana e enfaixamento em 8 por 2, agora estou utilizando imobilizador e tive o prazer de poder tira-lo para tomar um banho decente… Uma coisa simples, mas foi bom demais rsrs aos acidentados, boa recuperação e tenha certeza que essa fase passará!

  • Patricia Moreira
    2 anos ago

    Quebrei a clavícula a 3 dias,to muito mal com muita dor, pois estou grávida de 10 semanas e com muitos enjôos, e agora com essa dor insuportável, a minha não chegou a quebrar só fraturou, será que em três semanas já tô melhor?

  • Gilberto Piracicaba
    2 anos ago

    Hoje faz 20 dias que fraturei a clavícula em queda de moto de trilha, estou usando órtese em 8 que comprei, vou passar pelo retorno amanhã o medico disse que vai umas 6 semanas para colar o e se não colar por estar muito distante vai ter que optar por cirurgia, mas um pouco diferente do texto acima, não tive nem um problema para dormir em nenhum dia, alguns movimentos as vezes dói, o ombro esta dormente as vezes arde o músculo, estou trabalhando num pet shop para minha esposa não ficar sozinha as vezes pego uns sacos de ração de 15 kilos porem só com o braço direito, dirijo quase normal desde o primeiro dia.
    Gostei do texto, mas quando li no primeiro dia fiquei assustado, graças a Deus comigo foi diferente.

  • Ja estou a 4 meses com a clavícula fraturada e nada de colar. Estou usando um suplemento que o medico recomendou pra ajudar na consolidação. O ombro doi demais e a cabeça media do biceps parece que foi lesionada tb. Muito cansado de tanto tempo sem pedalar, comecei a movimentar o braço ha uns dias, agora to fazendo alongamentos e exercicios leves com ele. Muito frustrante ver que a maioria com 2 a 3 meses ja esta com osso colado e eu ainda nessa luta. Mas é isso ai, cada caso é um caso.

  • Adriano Rodrigues dos Santos
    2 anos ago

    Fantástica narrativa. Além do tombo e da fratura, estou com o EGO ferido. Meu tombo foi de moto. Estava devagar e outra moto me fechou e acabei batendo e caindo. Isso aconteceu a 3 dias. Minha esposa e 2 filhas estão me salvando. Terrível não poder tomar banho sozinho. Dói até qdo respiro !!! Mas depois de ler seu artigo, fiquei menos apreensivo. O jeito é esperar.

  • Edson Silva Guimarães
    2 anos ago

    Muito bom texto
    Eu cai de moto minha clavicula estraçalhou ja fazem 4 semanas a dor e algo constante e tbm sinto dor quando respiro fundo

  • Boa noite… fiz cirurgia na clavicula . Ate então não sentia dores… essa semana depois de 28 dias da cirurgia q coloquei 1 parafuso interno e um pino externo estou sentindo dores e fisgadas no pino… to preocupada e so vou tirar esse pino aqui 19 dias.. eh normal isso? Alguem pode m ajudar.

    • Felipe Carvalho
      7 meses ago

      Debora até a data coincide com m caso,porem ainda sinto um pouco d dor

  • Edinaldo Paulo leao
    2 anos ago

    Estou a 15 dias com a clavícula faturada quebrada estou a tipoia em 8 isso tem resultado mesmo estou no desespero alguém pode me dar uma orientação

  • Estou a 15 dias com a clavícula quebrada estou com uma tipoia em 8 isso cura mesmo

    • António Jesus
      2 anos ago

      Depende, se o espaçamento for superior a 2 cm e/ou houver sobreposição, aconselha-se cirurgia.

  • Telcinea Chagas de fontes
    2 anos ago

    Hoje faz 19 dias que fraturei minha clavícula direita, os primeiros médicos que fui fizeram tentativa com tipóia, mas como a dor e ardência não passavam procurei um especialista de ombro e ele indicou cirurgia urgente pois não havia aproximação dos ossos fraturado e nunca haveria cicatrização sem intervenção cirúrgica, hoje tem 4 dias que fiz a cirurgia, estou mais segura, menos dor, por isso eu lhes aconselho se no seu RX os ossos estão separados procure a opinião de mais de um médico, isso pode lhe causar menos sofrimento. Abraços

    • Laerte Mendes
      2 anos ago

      Quanto tempo precisou para voltar as atividades normais?
      Minha situação foi igual a sua, fiz cirurgia depois de 2 semanas de ter fraturado, faz duas semanas que fiz a cirurgia e ja estou bem melhor, estou ansioso para voltar ao trabalho.

  • FRANKLIN LOPES
    2 anos ago

    Hoje faz 16 dias que fraturei a clavícula,estou com a tipóia em oito,o médico disse q os ossos estáo um pouco afastado pediu pra ficar mais umas duas semanas pra vê se cola se não tem que fazer cirurgia. não sinto dor não, só estou achando ruim pra dormir. Mais vai dá tudo certo!

  • Tenho duvida e cruel….
    Hospital geral de Itapecerica da Serra , médico confirma paciente com fratura de clavícula , passa medicação somente e libera paciente para voltar 5 dias depois para decidir se irá realizar cirurgia ou convencional.

    Abusrdo???
    ou mudou algo no tratamento ?

    Alguém pode informar?

    • António Jesus
      2 anos ago

      Normal. Na próxima consulta reavalia fratura, se o distanciamento for superior a 2 cm o melhor a fazer é cirurgia.

  • Geraldo Porto
    2 anos ago

    ola estou a três dias com a clavícula quebrada, o médico disse estar com uma fratura de costela, estou tomando remédio não estou com muita dor,sinto o croqui croqui no ombro gostei do texto ajuda muito nesse momento valeu gente “Deus ” ilumine todos.

  • Tem 15 dias que quebrei a clavícula em um acidente de moto, e agora estou melhor para fazer alguns movimentos , o médico me receitou ortose(oito).
    Para dormir é horrível pois cama para mim realmente nessa situação não dá.Me adaptei na rede durmo bem sem sentir muito incomodo .
    Espero que meu retorno médico ocorra tudo bem

    • Marcos V. Oliveira
      2 anos ago

      Ola.. como foi sua recuperação? Pois quebrei recentemente a clavicula tb e estou com a imobilização em oito a 5 dias.. Aguardo resposta. Obrigado.

      marcos.vini1986@hotmail.com

    • Muito bom o artigo. Tem que ter muita paciencia e pensar positivo como no texto. Estou com 37 dias de cirurgia da clavícola. Fiquei uns 15 dias com tipoia após a cirurgia. Já consigo movimentar o braço (direito) mas ainda incomoda e arde a pele. O músculo está se fortalecendo com a fisioterapia. Vamos pra frente que isso passará!!

  • Faz 45 dias que fraturei a clavícula direita, dói muito, e 40 dias que realizei a cirurgia com placa, sinto muita dor ao movimentar o braço, que ainda não consigo erguer e o médico também não recomendou, vou iniciar a fisioterapia. Dependendo da camiseta/blusa ainda não consigo tirar sozinha dói muito quando faço esforço. O processo de recuperação estou achando complicado fiquei muito dependente de ajuda, é horrível ter que aprender a utilizar um braço, agora que estou conseguindo dormir de lado mas só o esquerdo, mesmo assim sinto incômodo e acabo preferindo dormir reta, no início tive muita dor no pescoço, o médico também ainda não liberou a dirigir. Mas a recuperação depende de cada pessoa, fico consultando diversos sites que tem pessoa que em 30 dias está fazendo tudo, inclusive, retornando a prática de esportes fico feliz, não aconteceu o mesmo comigo.

  • Eladio de Oliveira Martins Palmiere
    2 anos ago

    Fraturei ontem, derrapei em oleo diesel numa rotatoria. Muito obrigado pelos conselhos de tds e principalmente a vc, Edgardo Jorge Sanrame. Depois comentarei mais sobre a recuperacao. MEU DEUS, NOS AJUDE.

  • Eladio de Oliveira Martins Palmiere
    2 anos ago

    Quatorze dias atras sofri acidente de bike, oleo diesel numa rotatória. Fraturei clavicula lado esquerdo. Usando a tipoia todos estes dias e hoje estou bem melhor e conseguindo digitar com as duas mãos. Acho que ficou alguma lesão na costela, pois não conseguia tossir, espirrar, nem pensar. No momento de deitar, dor forte proximo ao coração / pulmão, acho que ficou alguma lesão na costela e ou fruto do acidente. Dia apos dia, esta dor está diminuindo. Quanto a clavicula, não sinto mais o clock, clock, parece que está soldando, e não tenho sentido dores, a não ser que ocorra alguma movimento brusco e aí incomoda. Tomei analgésicos somente quatro dias e não tomei outros até o momento. Senti nestas duas semanas um pouco de febre, transpirando forte em alguns momentos. Como disse, dia apos dia, sinto melhora e creio em DEUS, que conseguirei voltar a pedalar em oito semanas, prazo estabelecido pelo Ortopedista. Muito obrigado pelo auxilio de todos.

  • Hoje faz 66 dias que quebrei a clavícula em um acidente de moto, ainda não colou, o médico disse se em três semanas não colar aí vou ter que fazer cirurgia, estou usando só a tipóia, tem mais alguma coisa que posso usar para ajudar a manter a clavícula firme. Obrigada pelo texto vai me ajudar bastante.

  • Raphael Bezerra
    2 anos ago

    Excelente post! Mto completo e bem explicado, transmitindo bastante tranquilidade p quem le…
    Quebrei ontem a clavícula e o osso ficou espetado na pele mas gracas2a Deus não expôs.. to indo pra cirurgia amanhã
    Mto obrigado pelas palavras

  • Caramba , eu q pensava q era só eu q estava sofrendo com esse tipo de fratura.
    Já estou uns 40 dias já com o braço na tipoia.
    A primeira semana é péssima e insuportável, não desejo p ninguém essa dor.
    Sofri u acidente de moto , o cara jogou o carro em cima de mim , a moto e eu batemos na árvore e cai em cima do ombro.

  • Hueliton Miranda
    2 anos ago

    Quebrei clavícula faz 6 dias e tá horrivel passar por essa fase, sei que é só o começo mas logo passa.. O médico não fez nada, apenas geso em ( 8 )
    Tenho medo de não colar o osso..
    Mas pelo que eu li aqui parece ser normal apenas usar o geso em ( 8 )..

  • Mim chamo Regina e a 58 dias estou com a clavícula fraturada e já fiquei um mêsimobilizada em 8 e nada daí mim colocou um então fiquei mais 22 dias e nada É eu continuo sentido dor e nem posso levantar os braços então o médico mim imobilizou em 8 e já tem uma semana isso está certo? Alguém pode mim ajudar.

  • Cassius santos dos santos
    2 anos ago

    Também quebrei minha clavicula já faz 7 dias tive q por platina e mais 7 pinus foi uma queda de bike faz pouco tempo mas parce uma eternidade fui pular um simples buraco e o meu pneu destalonou do aro mas meu medico falou q em uns 40 dias poderia a voltar a dar um pedais leves parabéns pelo testo

  • Hj fazem 11 dias da fratura e fissura da clavícula e 7 dias de operado. Na cirurgia implantou-se 13 parafusos e 01 placa que cobre toda extensão da clavícula direita. Fratura com o osso apontando para o músculo, com risco de exposição e duas fissuras na outra parte do isso. Tudo isso pelo futebol com amigos. Braço imobilizado por tipóia. Sou destro e fica complicado fazer td com a canhota, ainda ter de ficar com o braço direito colado ao corpo. Mas graças a Deus está td bem, dor controlada e mantendo o pensamento positivo. Muito bom texto e serve de estímulo. Abc a todos.

  • Weslei Dias
    2 anos ago

    hoje dia 10 está fazendo 8 dias que fraturei a clavícula. Tudo que está escrito foi o que o médico me disse,o que tenho que fazer é ter paciência. Obrigado pelas dicas.

  • Hoje foi o.meu primeiro dia com a tipoia e remedio mas não tenho tanto dor , vou ficar em casa 10 dias , mas tem que calcificar. Sem dirigir e a não quietinha….
    Espero que melhore logo.
    Beijos
    Poderíamos fazer um grupo no wats ….

  • Alvaro linhares
    1 ano ago

    Boa noite

    Parabens pelo texto de positividade!!
    Fraturei a clavicula e três ossos do pé tem 5 meses e meio (dia 14 de junho) fazendo snowboard .Viajei de volta para o Brasil e no hospital após as radiografias de rotina fui informado primeiro que tinha que operar a clavícula e o 1º,2º e 3º metatarso.Depois voltaram 3 médicos e um deles ,que eu não havia visto ainda foi taxativo em dizer que aquele meu caso para não se operar (apesar de eu dizer que era dentista e fazia esportes ) e que a operação de clavícula era muito complicada pois tinha muita exposiçaõ de placa por ter só pele na região ,infecções e cicatriz e me induziu com esses argumentos de concordar com ele que a cirurgia da clavicula não seria indicada.Ora vc entra na emergencia de um hospital o medico fala isso p voce e ai pergunta se vc quer operar?
    eu não sou o médico e respondi que estava no seu comando.
    Fiz tudo que foi recomendado e fiz acompanhamento durante estes 5 meses sem resultados positivos de calcificação da clavicula nas radiografias de acompanhamento e eu relatando que sentia dor tanto na clavícula quanto nos musculos das costas.
    Conclusão: Agora o médico disse que tem que operar e me mandou a conta da cirurgia R$13.900,00 que ha cinco meses atras teria sido coberta pelo plano de saude e ele não poderia fazer esta cirurgia pelo plano ,só na emergencia .Me senti lesado.

    • Paula Rebesco
      1 ano ago

      o mesmo esta acontecendo comigo faz 1 mês e 7 dias o medico diz que talvez não precise de cirurgia mas não descarta a possibilidade de ter que fazer mas eu prefiro fazer mas ele se nega a fazer

  • Jaqueline silva
    1 ano ago

    Eu estou a 34 dias asim e muito ruim o desespero toma conta de mim e muito ruim o medico disse pra eu fica mais 15 dias e depois e so tira mais eu estou com muito medo de quebra de novo.

  • Meu caro belo relato. Eu sofri um acidente com uma lesão prima legitima dessa; numa prova de MTB tive uma queda bem grave, tive afundamento do tórax… Fiquei tres dias internado… Não foi necessario cirurgia, mas tive tive problemas na pleura… Meu caro, hoje fazem 45 dias, no inicio confesso que chora de dor…sem poder , rir, espirrar então é de matar…

    Vc mencionou muito bem, o psicologoco é fundamental… Confesso que tive momentos bem de baixo astral… duvidas se iria voltar a competir… Hoje embroma ainda não consiga fazer ou praticar qualquer atividade fisica, mas ja vejo que com o tempo voltarei a pratica esportiva…

    Hoje qaundo caminho, ainda sinto dores, ouço barulho dos ossos… pois no meu caso o afundamento foi nas cartilagens, e cartilagens não cicatrizam…

    Então é só a santa paciencia…. Cosia que não é facil termos paciencia…

    Tenho me dedicado ha controlar o meu mal humor…. E claro pedir ao divino que me conceda a condição plena para poder competir, em especial MTB.

    Parabéns por compartilhar sua experiência conosco.

    Adilson Passos.

  • Ernandes
    1 ano ago

    Belo texto, assim como eu todos devem se fazer a mesma pergunta, será que esta colando?
    Amanhã fará um mês que quebrei a clavícula e já faz alguns dias que não suporto mais usar aquele 8, a tipoia já tirei faz um tempo, não sinto dor desde o quinto dia, provável que não seja o único a se incomodar com o 8, Mas principalmente para dormir atrapalha bastante, mas acredito que logo estará bom. É bom ouvir relato de outras pessoas.

  • Eduardo Fonseca
    1 ano ago

    Muito esclarecedor o texto, Tem 4 dias que fraturei a clavicula numa queda de bike, Estou usando o oito e tenho que voltar para avaliar. Vi aqui nos comentarios que alguns precisaram da cirurgia e outros usaram tipoia e oito.
    Não estou com dores, graças a Deus, estou tendo paciencia, mas estou ansioso e penso que a cirurgia talvez seja melhor por colocar o osso na posiçao certa. Sou medroso em cirurgia mas estou avaliando a possibilidade, Vou esperar e ver o que a médica tem a dizer, daqui a 6 dias.
    Obrigado a todos e obrigado por compartilhar o texto.
    Quem quiser em entrar em contato edunokia@gmail.com

  • Rodrigo gomes
    1 ano ago

    Olá , meu caso é diferente quebrei a clavícula a 5 anos , tirei a tipóia antes do prazo sem saber oque estava fazendo , agora minha clavícula dói muito , mesmo depois de tanto tempo , oque devo fazer? sou moto boy autônomo ???

  • Quebrai a clavícula quando era criança. Estou praticando luta e estou sentindo dores no ombro e tríceps, tem associação uma coisa à outra? Se tiver, vou ter que parar de lutar? Tm como tratar ?

  • Olá! Quebrei a clavícula há 3 meses e para minha tristeza, na última consulta fui informada que a consolidação havia estacionado, ou seja, não houve progresso. O pior é que a mesma clavícula já tinha sofrido uma fratura há 8 anos e a reincidência se deu no calo ósseo que se formou na época. Estou sentindo dores, mas o médico me pediu paciência. Por favor, se alguém souber de um método que possa acelerar o processo, me informe.

  • Luiz Diniz
    1 ano ago

    Parabéns pelo artigo, me ajudou muito a passar pelos momentos iniciais e me encorajou a não desistir. Bem informativo. Muito obrigado!

  • Onezia lima
    1 ano ago

    Oi. No meu caso o médico fez a cirurgia. Depois de 48 h dela estou em casa. Fraturei na segunda de noite é minha cirurgia foi na sexta pela manhã. Acredito por ter tido todo esse tempo tenho ainda muita dor. Mas, com seu relato me deixou mais confiante que logo isso vai passar é minha vida volta a normalidade. Meu acidente foi na esteira da academia de musculação. Um colega deixou ligada e não percebi isso quando subi nela.

  • Fernando Davolio
    1 ano ago

    Estou com a clavícula quebrada a 17 dias…passei no médico tirei RX e o médico falou que não tem o que fazer…so me medicou e me falou para usar a tipoia. ….a manhã tenho retorno …vamos ver o que ele vai fazer!!!!!!

  • iury Silva
    1 ano ago

    Quebrei a minha ontem kkk, pela segunda vez, só que do outro lado, e muito ruim :}

  • Hoje faz 13 dias que estou com a clavicula quebrada, e o Ortopedista me deu atestado de 60 dias.
    Segunda feira agora no INSS pois a empresa aonde eu trabalho só paga 15 dias, estou me recuperando , alguns falaque eu não quebrei kkk’ Belo texto

  • Wesley Araújo
    1 ano ago

    Ontem fui na trilha dos BUTINUDO’S MTB XCO HORTOLÂNDIA SP. Tentei quebrar meu tempo, e acabei quebrando a CLAVÍCULA . mais vai melhorar e…..

  • Olá eu quebrei a minha clavícula a 25dias e usei a tipóia umas duas semanas com muita dor ,e agora tirei por conta própria pois já não dói tanto, mais vou passar por cirurgia pois o meu osso está muito separado e a médica disse que era caso de cirurgia só que infelizmente não tenho dinheiro e estou a espera em casa pela cirurgia tenho medo de calsificar e eu ficar torta e com esse caroço!!

  • Obrigado pelo texto, fez muito bem pra minha alma isso. Estou no segundo dia da recuperação no meu caso o que tenho é medo da fratura não me deixar voltar às minhas atividade normais como meu trabalho que envolve escada. A lesão te impossibilitou de fazer qualquer outra atividade com o braço fraturado?

  • Carolina Toledo Spinett Saleme
    11 meses ago

    Oi,
    Meu namorado quebrou a clavícula, faz 7 dias, passamos por 2 médicos diferentes. Um recomendou o uso da tipoia. E o outro recomendou o uso da tipoia e o imobilizador em 8.
    Agora não sabemos qual dos médicos seguimos a orientação.
    Usar ou não usar o 8.

  • Olá faz 19 dias q fraturei a minha clavicula direita e ainda to usando imobilizacao em 8 e o segundo é o Dr falou que se não colar vou ter que passar por cirurgia não durmo deitada p não mexer só sentada cheia de travesseiros meu braco incha e sera que e normal ?

  • Marcos Antônio
    10 meses ago

    Também gostaria de saber qual é às imobilização ideal ,. Tipóia ou em 8, cada médico pede um tipo diferente.

  • Olá, tive deslocamento de cravicula após queda com a bike,cara é dose, comecei a fisio mas a dor é terrível , enfim agora fazer tudo certinho pra voltar ativa. Valeu pelo seu texto

  • Evaldo Magalhães
    9 meses ago

    Otima matéria.Quebrei as duas clavículas em uma trilha de bike em final de janeiro.
    Só agora to voltando a pedalar,pelo menos 25 km,ainda tenho platina nas duas,terei q fazer outra cirurgia e outubro.Ate la vou pedalando de leve.

  • Parabéns pelo texto!
    Estou à 5 dias com a clavícula quebrada e o médico ainda não sabe se vai fazer a cirurgia ou esperar e tratar conservador. Estou tomando anti inflamatório e analgésicos por isso não sinto nenhuma dor. Para dormir realmente é muito difícil pois não consigo deitar, estou dormindo sentado por 1 ou 2 horas.
    Meu acidente foi de bike assim que saí de casa. Graças a Deus não estava na trilha ainda. Estou certo de que o clip realmente leva o ciclista direto com o braço no chão e a clavícula quebrada é a consequência disso.
    Obrigado pela ajuda.
    Abraço e boa recuperação à todos.

  • Fagner Silva
    8 meses ago

    Olá a todos!
    Hj fazem 8 dias que fraturei a clavícula direita ao sofrer uma acidente de moto. Estou tratando pelo método conservador a pedido e recomendação do médico. Ainda estou tomando anti-inflamatório e já não sinto dor alguma. Quero saber de algum de vocês se, no local da pancada é normal além da mancha roxa, também ficar com uma mancha amarelada? Alguém pode me tirar esta duvida?

  • Imobilizada em 8 ha 3 dias. Acidente no jiujitsu, depois de uma queda em cheio sobre o ombro. Quebrou em 2 lugares e uma lasca de brinde.
    Muito bom ler o artigo e comentários. Paciência e positividade pra nós! Estou bem irritada e a faixa debaixo das axilas me machuca muito tb. Ufa! Vamos nessa. Longo caminho.

  • Eduardo Lourenço Vianna
    7 meses ago

    Olá! Estou a 20 dias com um fissura na clavicula esquerda. O osso não chegou a partir. Na primeira semana sentir muita dor quando tinha que sair de carro como passageiro. Não conseguia deitar , os pes incharam muito ,porque esqueci de deixa-los para cima. E acho que tambem por causa das escoriações.O médico receitou um dioretico que ajudou bastante . Cai de bike no asfalto e dei uma batida muito forte na mureta do acostamento . A segunda semana ainda sentia dores mais não como a primeira semana. Na terceira semana ja consigo deitar de barriga pra cima e me erguer da cama com minha propria força abdominal. Ta complicado para vestir ainda.Mias ja estou conseguindo abaixar o corpo sem forçar muito. Camisa sem botão passou a ser um sonho vestir de novo. Ainda não tenho perpectivas de consegui para esses próximos dias ,mais ja estou conseguindo vestir camisa de botão sozinho . Estou pensando em tirar a tipoia e partir para uma fisioterapia. Mais antes farei novo raio x e passarei pela avaliação do ortopedista. Bom ficou aqui um desabafo ! Aff é complicado ficar assim , mais vamos em frente e otmismo sempre! Abraço a todos!

  • Cair de bike para mim é praticamente certeza de fratura na clavícula. Em outubro de 2015 caí de MTB e fraturei a direita, lá vou eu fazer cirurgia, colocar placa e 6 parafusos. Recuperado uns 3 meses depois, voltei aos poucos a pedalar e eis que em novembro de 2016 nova queda, agora de Speed, resultando em fratura da direita com direito a placa com 7 parafusos. Um mês após a cirurgia de 2016 me desequilibrei caminhando e o medo de cair sobre a clavícula recém operada me fez tentar rolar para o outro lado e pasmem, a direita operada em 2015 quebrou na ponta da placa. Nova cirurgia para retirar a placa e por maior com 8 parafusos agora. Acharam que acabou? Capaz, fazendo uma trilha de MTB no domingo passado (02/12/2018) queda e outra vez clavícula esquerda quebrada. Nova cirurgia para tirar placa anterior e por uma maior com 9 parafusos! Resumindo: as duas clavículas já foram operadas 2 vezes e ambas possuem placas, uma com 8 e outra com 9 parafusos. E a pergunta mais frequente é de todos que encontro é: “agora vai vender as bikes?” e minha resposta ainda amarelada é apenas acenar a cabeça assertivamente, mas no fundo da alma e do coração estou somente aguardando a consolidação óssea para voltar pedalar.
    Se estou certo ou errado não sei. Sei que pedalar é o que me faz feliz.
    Que esse trágico relato ajude a todos que estejam se recuperando de alguma lesão para que não desistam de seus sonhos por mais difícil e doloroso que seja o caminho.

  • Olá pessoal!
    Tomei um tombo em casa a uns 3 meses atrás,senti um estalo forte na clavicula..doeu por algumas semanas..
    Minha cunhada q é enfermeira disse q se tivesse quebrado ou saído do lugar eu estaria rolando de dor…não fui ao médico.. depois de um tempo a dor sumiu…e a 3 dias voltaram com força total..
    Pelos sintomas q estão descrevendo acho mesmo q fraturei mas acho q parcialmente…hj vou a emergência não tô aguentando mais sentir dor…parece q osso esta me perfurando …

  • Luciano Lima
    5 meses ago

    Vi todos os relatos, ajuda muito.. estou com 62 dias de repouso e nao colou.. fiz tomografia onten e esta desalinhado, mas o medico pediu mais tempo pois existe contato dos ossos, to numa duvida cruel em fazer a cirurgia agora ou esperar esses mais 30 dias.. pensa se chegar com 90 dias e ainda ter q operar.. tenho medo de um ombro ficar menor q o outro na colagem natural .. realmente nao sei qual decisao tomar.. cada um fala uma coisa..

  • Dickran Berberian
    4 meses ago

    Obrigado pelas declarações, são muito positivas, quebrei minha cravicola as 05 dias, estou apenas com uma tipoia!! Gostaria de saber se banco recuperação sem sirurgia fiança alguma deformação visual no corpo, ou depois fica imperceptível, agradeço os que puderem responder…

  • Bruno Gomes
    3 meses ago

    Cara tava lendo seu comentário estou com o mesmo medo, cai de moto estou apenas no segundo dia. E todo mundo já fala que não fica igual e tenho que fazer fisioterapia. Queria saber já que fazem dois anos que vc comentou isso. Como vc esta teve que fazer fisioterapia?

  • Joseph Xavier
    2 meses ago

    Bom dia! Eu quebrei minha clavícula em 2013, desde então eu praticava musculação e após o acidente eu parei e não voltei mais. Hoje pretendo voltar principalmente pela simetria do meu peitoral, percebi que há uma diferença no caimento dos ombros e a quantidade de massa muscular do lado acidentado é bem menor. Alguém sabe me dizer se da para recuperar?

  • Adorei seu texto, faz 55 dias que sofri um.acidente de bike.quebrei a clavícula e depois de um mês tive que fazer uma cirurgia e colocar uma placa e parafusos, hoje faz 25 dias da cirurgia e aínda dói muito e daqui um mês tenho que tirar um fio de kirschner que foi ccolocado e um parafuso da ponta, além disso quebrei 4 costelas, nossa que dor insuportável. Para finalizar perfurei o Pulmão tb é faço acompanhamento pq aínda possuo um derrame plural. Seu texto me ajudou a pensar em não abandonar o ciclismo mesmo essa ideia estar muito forte em minja mente mas é um esporte que amo e me faz muito feliz mas hoje estou traumatizada kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *