Acidente na pista!

Infelizmente, para os nossos atletas do ciclismo em São Paulo, não existe lugar apropriado para pedalar em pelotão, muitos recorrem às marginais e outros vão pedalar na ciclovia do Rio Pinheiros.

A ciclovia do Rio Pinheiros foi construída para facilitar a vida dos trabalhadores que usam a bicicleta como meio de transporte, a fim de evitar o uso dos trens e pedalar em segurança, e claro, também uma opção de lazer. Lá você pedala sozinho, com os amigos ou com a família, pois de certa forma é seguro, já que não temos que compartilhar a via com carros, motos, ônibus etc… Mas é seguro para treinar?

acidente-na-pista-01

Claro que não. Hoje em dia eu acho que é até pior. A ciclovia desde sua construção em 2010 não recebeu nenhum tipo de manutenção. Há muitos buracos e ondulações, animais cruzando a pista, lombadas e ainda crianças pedalando com seus pais. Sem contar que existem carros e motos que circulam pela ciclovia para fazer manutenção ou para fazer a ronda de segurança do local.

bike fit - publicidade 04

 

Ah… o limite de velocidade da ciclovia é de 20km/h para os ciclistas.

Mas tem gente que insiste em treinar na ciclovia, sem pensar nos riscos que podem correr. E ontem não foi diferente.

acidente-na-pista-02

Eu fui pedalar cedo na ciclovia e quando eu estava voltando, lá pelas 9h30, eu avistei um grupo de ciclistas amontado, e eu logo pensei: “é acidente”. Chegando perto eu vi duas pessoas deitadas no chão, sendo uma delas sagrando bastante no rosto. Havia um carro da manutenção da via ali estacionado e o motorista estava usando o rádio para pedir ajuda. Não parei para perguntar o que houve, mas pelo jeito a coisa deve ter sido bem grave.

Esta não é a primeira vez que vejo ciclista se machucando na ciclovia. Um mês e pouco atrás eu vi um rapaz todo machucado e também com o rosto todo sangrando, pelo menos ele estava consciente.

Em ambos os casos, eu percebi que estavam pedalando em grupo grande, e isso pode ser muito perigoso.

Não tenho nada contra em pedalar em grupo, e querer acelerar um pouco mais, mas ali todo cuidado é muito pouco, e pode até ser fatal.

acidente-na-pista-03Não sei se é verdade, mas teve um dia que fiquei ali na entrada da Cidade Universitária esperando por um amigo e aproveitei para puxar papo com um rapaz que estava ali do meu lado, e ele me contou que já teve gente que morreu pedalando ali, exatamente pelo mesmo problema: pedalando em grupo com excesso de velocidade.

Eu nunca averiguei a história, mas acho que seria melhor não se arriscar mais fazendo treinos fortes na ciclovia do Rio Pinheiros…que tal?

É a tua vida que está em risco. Pense nisto!

Boas pedaladas!

redator_tania_carmonaro
NOME: Tânia Carmonario
CIDADE: São Paulo/SP
PROFISSÃO: Professora de Inglês
CONTATOtcarmonario@gmail.com 

ESCREVE SOBRE: ciclismo, leis de trânsito e segurança

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *